top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoão Marcos Silva

26º Assembleia da CRB - Companhia de Santa Teresa de Jesus


Nos dias 19 a 22 de julho de 2022 aconteceu a 26º Assembleia da CRB. Com o tema, Ressignificar a Vida religiosa Consagrada em uma Igreja Sinodal. E o lema, "Permanecei no meu amor" (Jo 15,9). Tendo a participação de 401 religiosas e religiosos, dos mais diversos carismas e de diversas localidades, presentes na Assembleia Geral Eletiva. O novo triênio tem por eixo norteador, a centralidade em Jesus Cristo, a missionariedade e a sinodalidade. Por meio das perguntas geradoras iniciou uma grande reflexão: A partir dos cenários que mudaram, por que pensar a ressignificação da Vida Religiosa Consagrada? Que cenários são estes que pedem uma ressignificação da VRC?

Neste grande encontro, compreendendo o envolvimento nos desafios dos contextos que interpelam a sociedade, pensou-se em como dar uma resposta de forma a se comprometer com a vida dos que estão à margem. Foi possível viver nesta Assembleia uma experiência de conversão, onde um grande desafio se evidencia como abraçar com afinco a experiência do ser discípulo de Jesus, firmando-se pelo olhar sensível a realidade, pela escuta ativa e atenta aos clamores e pelos pés firmes que simbolizam a disponibilidade ao serviço junto ao povo de Deus. Buscando sempre uma unidade no caminhar desde a perspectiva da sinodalidade, da perspectiva intercongregacional e intercultural. Comprometendo-se em viver uma VRC em saída, atenta as novas gerações, buscando cada vez mais uma comunhão com os leigos que acompanham a caminhada.


Em uma partilha, a Ir. Alzira,STJ, provincial desta congregação nos conta um pouco mais sobre este grande momento.


- Como foi a participação neste encontro?

“Participei desse evento, representando a minha Congregação: Companhia de Santa Teresa de Jesus, Província Nossa Senhora Aparecida - Brasil. Mulheres e homens buscando crescer na centralidade de Jesus Cristo, nos dias de hoje que nos desafiam a viver a missionariedade profética, nas fronteiras e onde a vida se encontra mais ameaçada.”


-Quais eram os sentimentos que pulsavam?

“O clima predominante na Assembleia foi o da alegria que brota do seguimento de Jesus. As iluminações feitas com palavras de sabedoria e testemunhos eloquentes de entrega gratuita da vida calaram profundamente em nosso interior e deixaram ecos fortes que levamos para a vida em missão. Os momentos orantes nos colocaram em contato com a Fonte da Trindade Divina e nos encheram e fortaleceram a alma. A condução dos trabalhos e o processo participativo nas decisões coletivas foram de grande leveza e um verdadeiro caminhar juntas/os.”


-Como se sente ao final desde grande encontro?

“Terminando a Assembleia, fica o sentimento de gratidão imensa por essa vida bonita que circula e se dá através dos Carismas da Vida Religiosa Consagrada, a grande alegria de pertencer a essa parcela viva e dinâmica da Igreja e a graça de poder viver esse Kairós que nos impulsiona ainda mais a entregar a vida pelo Reino de Deus.”


Neste grande encontro pode-se destacar também a como marca, a eleição da nova presidenta da CRB nacional, Ir. Eliane Cordeiro de Souza, 67 anos, Mercedária da Caridade. Foi Conselheira Geral da Congregação, Provincial do Brasil e Coordenadora da Regional da CRB (RJ). Tem formação em Gestão e Orientação Educacional em escolas públicas e privadas. É pós-graduada em Educação Popular e especializada em Assessoria Bíblica. Atualmente se dedica à coordenação do Centro Social Padre Zegrí: Projeto Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende crianças carentes.


Os votos da Ir. Eliane, após ser eleita foram que “Permaneçamos no amor e na força de Deus, porque somos chamadas e chamados para amar e servir na caminhada dos pobres, vivendo os desafios da fraternidade e da sororidade”. Concluiu referindo-se ao Evangelho de João 17,22: “Para que sejam um, como nós somos um”, finalizou.

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page