top of page
Buscar
  • Foto do escritorNefesh Comunicação

Irmã Inah completa 114 anos em plena vitalidade


Uma das primeiras religiosas brasileiras da Companhia de Santa Teresa de Jesus, Irmã Inah Canabarro Lucas comemorou nesta sexta-feira, 27 de maio de 2022, o seu aniversário de 114 anos dando show de lucidez e energia. Os festejos serão de três dias, concluindo no domingo, 29, com a presença das irmãs teresianas que residem em Porto Alegre.


A religiosa gaúcha é a mais antiga torcedora colorada, nasceu um ano antes que o Esporte Clube Internacional. Ela que já foi procurada por estudos como o Guinnes World Records, em breve entrará na lista do livro dos recordes entre as pessoas vivas com maior longevidade do mundo.


Inah nasceu no interior do Rio Grande do Sul na cidade de São Francisco de Assis, no dia 27 de maio de 1908. Filha de fazendeiro pertencente a uma família cristã numerosa e importante na história gaúcha, ela é descendente do General David Canabarro que foi um dos líderes da Revolução Farroupilha que proclamou a República Juliana em 1840.


Ainda pequena, teve seu primeiro contato com a Companhia de Santa de Jesus através do Colégio Santa Teresa de Jesus de Santana do Livramento, onde recebeu toda a sua formação escolar. Ir. Inah recorda que, quando estavam decidindo onde ela iria estudar, um dos seus irmãos sugeriu: “Mamãe, porque não a mandamos para este colégio de freiras”. Foi a primeira vez que Inah escutou a palavra freira. Então ela perguntou a sua mãe: “O que é freira”. Sua mãe explicou que freiras são mulheres que passam a vida rezando. Diante disso Inah respondeu: “Então, eu vou ser freira”.


Perseverante na decisão, ingressou no noviciado das Irmãs Teresianas em 27 de dezembro de 1928, situado na capital uruguaia de Montevidéu. Em 1932, depois dos votos iniciais à vida religiosa, foi enviada para trabalhar como professora no Colégio Santa Teresa de Jesus do Rio de Janeiro, pois era graduada em Letras.


A consagração definitiva como irmã teresiana aconteceu em 27 de julho de 1934. Irmã Inah dedicou sua vida ao ensino nos colégios teresianos. Lecionou português, matemática e ciências, além de ter desenvolvidos iniciativas importantes na época como a formação de uma banda marcial escolar.


Inah tem uma personalidade firme, sem deixar de ser alegre, jovial, simpática e carinhosa, assim, cativava alunas, alunos, familiares, colegas de trabalho e suas irmãs de congregação. Irmã Inah teve e tem uma vida repleta de aventuras, viagens, experiências e muitas histórias para contar.


A partir de 1980, ela se mudou para a casa provincial em Porto Alegre. Vive hoje com as irmãs mais idosas com espírito de oração e gratitude, criatividade e energia, sempre pintando e bordando, literalmente.


Atualmente, são 12 pessoas vivas consideradas supercentenárias, acima de 110 anos lúcidas e com qualidade de vida, que o Guinnes World Record monitora, pesquisa e acompanha. Se aprovarem a documentação da Ir. Inah que já foi encaminhada, ela vai entrar na lista dos supercentenários.

As irmãs teresianas louvam e agradecem a Deus pelo seu exemplo de vida e vocação.

Vida longa a Irmã Inah Canabarro Lucas!

178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page