top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoão Marcos Silva

Peregrinação ao Santuário de Montserrat


Hoje, Domingo, 17 de agosto, foi um dia especial de Peregrinação, das irmãs capitulares ao Santuário da Virgem de Montserrat, como fazia o nosso Fundador Santo Enrique de Ossó. Após uma semana de trabalho e discernimento para definir um horizonte Inspirador para a Companhia para os próximos 8 anos, nos dirigimos a este lugar sagrado para nos fortalecermos ainda mais. Desde a contribuição de todas as Irmãs e Províncias da Companhia.

Pedimos neste momento, Que a Virgem “Moreneta” de Montserrat e Santo Enrique de Ossó, nos acompanhe e interceda pela Companhia e pela Família Teresiana no lindo processo que estamos vivendo.


Santo Enrique e a Virgem de Montserrat

"Aos 14 anos, sua mãe morre, vítima da epidemia de cólera. Motivado pela leitura da Vida de Santa Teresa, foge ao Santuário de Montserrat onde pretende ser eremita. Aos pés de Nossa Senhora, contra a vontade de seu pai, decide sua vocação: será sacerdote.

Ao vencer a oposição de seu pai, começa os estudos humanísticos em Tortosa, cidade da Cataluña, Espanha, para entra depois, em 1858, no Seminário da mesma cidade. Estuda Filosofia, Matemática, Física e Teologia, parte em Tortosa e parte em Barcelona. Recebe a ordenação sacerdotal em Tortosa no dia 21 de setembro de 1867. E, aos 6 de outubro do mesmo ano sobe a Montserrat para celebrar a Primeira Missa."


(https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/8366/8366_3.PDF)

Sobre a Virgem de Montserrat:

A imagem da Virgem de Montserrat, conhecida popularmente como "La Moreneta" (a moreneta) pelo tom escuro da sua pele, é uma talha românica policromada do século XII de uma grande beleza. Em 1881, a Virgem de Montserrat foi proclamada Padroeira da Catalunha pelo papa Leão XIII. Desde 1947, está entronizada num retábulo de prata, financiada pelas contribuições dos populares, na parte superior da abside da basílica.

A figura segue o modelo tão divulgado da virgem majestosa, em atitude estritamente frontal, com o Menino Jesus sentado no regaço, ao centro. Tanto a mãe como o filho possuem incorporada uma coroa.

A figura da Virgem estende a mão direita, com a qual segura a esfera, que significa todo o cosmos. Com a mão esquerda, faz o gesto de colocar sobre as costas do Menino indicando que aquele rei omnipotente é seu filho, que com a mão direita benze e com a esquerda sustém uma pinha, símbolo de fecundidade e de vida perene.


Tudo por Jesus!

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page