top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoão Marcos Silva

Terceira etapa do CETEP (Curso de Espiritualidade Teresiana),nas cidades de Itaqui e Guarapuava.


No final de semana, 29 e 30 de junho, ocorreu a terceira etapa do CETEP (Curso de Espiritualidade Teresiana),nas cidades de Itaqui e Guarapuava, contando com a participação de várias pessoas pertencentes a estas comunidades.

Foram dias de encontro, estudo, aprendizado, testemunho da fé, oração e compromisso com o projeto de Santo Enrique de Ossó, inspirado na vida e nos escritos de Santa Teresa, de tornar JESUS conhecido e amado, através do carisma Teresiano como força evangelizadora da FT (Família Teresiana).

A Família Teresiana assume como missão uma atividade apostólica incansável diante dos desafios no mundo, fazendo a partilha do carisma Teresiano no mundo, através dos dons colocados a serviço.

Venha você também fazer parte desse Projeto. Deixe a chama do amor de Deus invadir seu coração e viva na certeza de que SÓ DEUS BASTA! 

  Sandra Sanches (Membro da equipe organizadora)


A experiência de participar do CETEP – Curso de Espiritualidade Teresiana da Província – é verdadeiramente instigante e inspiradora. Esse é um curso necessário a qualquer tempo, pois coloca questões relevantes a toda sociedade que almeja a construção de uma cultura de paz e que estabelece a responsabilidade histórica como pedra angular de sua constituição.

Teresa de Jesus é a mulher que enfrenta com ousadia e determinação a obscura mentalidade de seu tempo. Numa época em que a Igreja se ocupava com as turbulentas ações da Contrarreforma, Teresa, como um ponto fora da curva, propõe um caminho absolutamente inovador: o caminho do recolhimento, do silêncio, da reflexão íntima profunda. O silêncio de Teresa, no entanto, não se assenta sobre a omissão; ele resulta de um maduro estado de oração, da procura incessante por respostas capazes de transformar o mundo e de torná-lo efetivamente preparado para Cristo.

Impregnado pelo Evangelho, o carisma teresiano apresenta a todos nós um caminho de autoconhecimento e transformação. Sua missão primordial: conhecer Jesus para torná-lo conhecido e amado. Hoje, numa época de relações líquidas, em que o amor esfria assustadoramente e os rumores do mundo agitam as mentes e os corações humanos, os exemplos de Teresa de Jesus e de Enrique de Ossó, o fundador da Família Teresiana, nos convidam à reflexão, ao entendimento de Jesus e ao aprimoramento do olhar frente aos desafios impostos pela realidade. O estudo do carisma teresiano é, desse modo, como chuva sobre terra árida.

Durante os encontros do CETEP, realizados nos meses de abril e junho deste ano, foi possível penetrar no universo místico de Teresa de Jesus e beber da fonte preciosa de seus ensinamentos. A partilha, contato humano, o zelo pelos interesses de Jesus, os momentos de oração e a meditação sobre textos profundos e renovadores de percepções foram aspectos importantes dos encontros realizados. Fortalecidos na fé, os participantes assumiram seu compromisso de conversão e de responsabilidade social.

Por tudo isso, somente o tom de prece pode concluir quaisquer considerações sobre o curso realizado. Que os integrantes do CETEP sigam persistentes na caminhada iniciada e saibam discernir os apelos do Espírito Santo, “do qual ressoa a Palavra de Vida”, e que outras pessoas também tenham a oportunidade de iniciar essa bonita caminhada de busca pela Verdade. A inspiração será Teresa de Jesus, cujos pés percorreram longas distancias em sua missão de amor pelo Evangelho. A fé, a oração, a perseverança e o trabalho conduzirão cada passo da caminhada.

Tudo por Jesus!

Tiago de Medeiros Soares - Cetepista

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page